top of page

Alugar ou Comprar? Calculadora mostra o que é mais vantajoso.

Atualmente com a alta dos juros do financiamento bancário, muitas pessoas se questionam se é melhor comprar ou alugar um imóvel.



O usuário deverá preencher dados básicos como o valor de compra, a taxa de juros, o valor de entrada e a quantidade de parcelas. Ou ainda utilizar-se de davos previsamente cadastrado pelo ZAP. Ao final a calcudora demonstra um patamar para o valor de locação que seria mais interessante que a compra do imóvel.


Essa indicação é uma maneira prática para comparar a valorização do imóvel com a rentabilidade que poderia ganhar caso investisse o dinheiro para a comprar em uma aplicação financeira e continuasse a pagar o aluguel, o chamado custo de oportunidade.


Se investimentos alternativos renderem menos do que a valorização do imóvel, vale mais a pena comprar a unidade. Porém, se a rentabilidade da aplicação for superior ao valor do aluguel, é melhor optar pelo aluguel e aplicar o valor que seria usado na compra.


O cenário econômico atual, com taxa de juros elevada e a valorização dos imóveis abaixo da inflação podem fazer com que o aluguel seja mais atrativo no aspecto financeiro, diz Eduardo Zylberstajn, Coordenador do Índice Fipe-ZAP. "No entanto, é necessário considerar o cenário durante todo o tempo do financiamento ou prazo que se pretende viver no imóvel".


A ferramente considera que os imóveis tenham uma valorização média de 6% a.a.. Portanto, a calculadora serve apenas como indicador, pois pode não representar de forma precisa a valorização dos imóveis no futuro.


Como é feito o cálculo


Para chegar ao resultado o usuário poderá inserir os valores que desejar ou utilizar de valores sugeridos pelo ZAP.


Os dados solicitados são: taxa média de juros paga em investimentos alternativos, taxa de do financiamento, prazo do financiamento, período em que o usuário pretende viver no imóvel, valor de compra do imóvel, valor de entrada necessário para financiar a casa ou apartamento e custo do seguro-fiança.Os valores sugeridos pelo ZAP serão atualizados de tempos em tempos.


Além disso, a calculadora também leva em conta alguns valores pré-fixados pelo Zap e pela Fipe. Conforme mencionado, a ferramenta considera, por exemplo, que os preços de venda e de locação dos imóveis variam 6% ao ano (percentual médio estimado para a inflação pelo ZAP), e que os imóveis também têm uma depreciação de 1% ao ano, decorrente de questões como o desgaste do imóvel (essa taxa foi apurada por meio de um estudo realizado pelo ZAP).


Outros valores que estão incluídos no cálculo são os custos com cartório e taxa de corretagem, que incidem no momento de venda do imóvel.


O cálculo só pode ser feito para imóveis localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo do ZAP é incluir mais cidades na ferramenta ao longo do tempo.


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page