top of page

As novas diretrizes do financiamento imobiliário afeta o mercado?

Recentemente a Caixa Econômica Federal – CEF anunciou mudanças no financiamento imobiliário e isso impactou diretamente no mercado de imóveis. Mas fica uma dúvida há alternativas boas no mercado?

Em maio deste ano (2015) a CEF anunciou novas regras para o financiamento imobiliário, onde os imóveis que anteriormente eram financiados em até 90% do valor passou a ser de 50% para os financiamentos baseados na poupança (SBPE) e para 80% nos imóveis financiados pelo FGTS (pró cotista). E isso gerou um grande desconforto nos possíveis compradores de imóveis.


Segundo uma pesquisa feita pelo portal Viva Real após o anúncio da CEF na redução dos percentuais para financiamento 22% dos interessados em imóveis desistiram da procura, 45% passaram a buscar por imóveis com valor menor, 25% continuaram sua busca, 3% optaram por alugar um imóvel e 5% afirmam que pretendem aumentar os prazos para poder comprar o imóvel.


Diante dessa pesquisa, podemos observar que os interessados em imóveis tomam como base a CEF para a questão do financiamento de imóveis. Mas é preciso mencionar que os outros bancos também tem essa modalidade de crédito e por vezes com taxas de juros tão competitivas quanto às taxas praticadas pela CEF. Por exemplo o Banco Itaú e Santander financiam até 75% do valor do imóvel. E agora em Julho o Banco do Brasil anunciou o percentual de 90% para imóveis financiados com o pró cotista. As taxas de juros sofrem pequenas variações de banco para banco, mas sempre é possível negociar um patamar acessível para sua necessidade.


Portanto, é função dos corretores de imóveis e imobiliárias esclarecer essas opções para seus clientes, uma vez que não é somente a CEF que oferece essa modalidade de financiamento. Com isso as possibilidades de sucesso são maiores.


Clientes, questionem seus corretores.


Você cliente que busca comprar seu imóvel financiado, não tenha medo de questionar o seu corretor. Ele deverá lhe passar todas as informações necessárias e as opções existentes no mercado.


Agora você poderá se perguntar mas qual banco escolher? Em geral o banco que poderá lhe ofertar as melhores condições é aquele em que você já mantém um relacionamento. Mas por via das dúvidas, sugiro que você faça a simulação em alguns bancos e isso não é um fator que pode lhe prejudicar como muitos pensam.


Com as simulações em mãos, poderá fazer a sua escolha e até mesmo barganhar as taxas com os bancos, que atualmente estão tentando ganhar mercado nesse modelo de crédito. E pesquisar nunca é demais.


Agora caso o seu corretor esteja despreparado para oferecer esse serviço, minha sugestão e que busque outro profissional mais qualificado para lhe assessorar no financiamento. E no mercado há sim bons e bem informados corretores.


Corretores precisam se informar


Devemos também observar que em sua maioria, os corretores de imóveis desconhecem os processos de financimento de imóveis e em geral trabalham com parceiros ou com um setor da própria imobiliária. Sugiro então que esse corretor busque informações à respeito com os seus parceiros e superiores para que possa argumentar com seus clientes e assim evitar perder vendas.


E caso não tenha ninguém, busque um parceiro. Atualmente muitas imobiliárias oferecem esse suporte mesmo para corretores autônomos além de os próprios portais e softwares imobiliários oferecem esse suporte. É o caso do VIVA REAL que lançou o Viva Financimentos e do IMOBEX que tem parceria com o Canal do Imóvel.


Corretor, para você vender é necessário estar atualizado e antenado ao mercado. Não deixe que os pensamentos de outros corretores com pouco conhecimento afetem você e suas vendas.


Enfim nos dias atuais, a informação é fundamental para nossas decisões.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page