top of page

Quanto o financiamento imobiliário afetará minha saúde financeira?

Ao contratar um financiamento imobiliário é preciso fazer uma criteriosa análise de quanto haverá de impacto em sua saúde financeira.

A decisão de comprar um imóvel com recursos de financiamento imobiliário é bem complexa. É fundamental que a família se una nesse momento para fazer contas e verificar o quanto isso afetará seu orçamento familiar.


Ao comprar o seu sonhado imóvel você não pode deixar de computar as despesas que terão além do financiamento. Essas despesas começam com os valores para registro do imóvel e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).


Atualmente o ITBI para a cidade de São Paulo tem alíquota de 3% sobre o valor da negociação. Vamos supor que compre um imóvel com valor de R$ 500.000,00, nesse caso o ITBI será de R$ 15.000,00 que deverá ser pago à vista para a prefeitura. Já para o registro de imóveis há uma Tabela de Custas, também, com base no valor da negociação.


Nesse momento você se dá conta de que além do valor da entrada você deverá dispor de um montante aproximado de 5% do valor do imóvel para toda documentação. Mas calma nem tudo está perdido. Veja abaixo como poderá contornar essa despesa para que tenha um impacto menor nesse momento.


Alguns bancos, ao financiar o imóvel, também financiam as custas para o registro do imóvel. Ao contratar um financiamento, se informe com o corretor ou representante do banco a respeito. E ao comprar seu primeiroimóvel através do Sistema Financeiro de Habitação você tem direito de 50% de desconto no valor do Registro do Imóvel. Viu com isso você poderá reduzir bastante o impacto dessas despesas em seu orçamento.


Não podemos esquecer que caso o imóvel que esteja comprando seja novo, que em sua maioria são entregues no contra piso, você terá custos com reformas (pisos, modificações ampliações e customizações) além de mobílias. E, ainda, caso seja uma casa em condomínio fechado e apartamento há a cobrança do condomínio mensal além das contas de consumo e IPTU.


Portanto é necessário calcular detalhadamente todos os valores do processo de financiamento e despesas mensais para não ter seu orçamento comprometido e ver o sonho da casa própria se tornar um grande pesadelo. É preciso fazer contas e contas para saber realmente qual é o impacto desse novo investimento em seu orçamento mensal.


Após computar todas as despesas e verificar que os valores não terão impacto significativo em seu orçamento, então é só procurar um corretor de sua confiança para encontrar o imóvel que atenda às suas necessidades. Caso queira, estamos ao dispor para auxiliá-lo na procura, preencha o formulário para encomendar seu imóvel com as características que precisa e o encontraremos para você.



Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page